top of page

PROJETOS

FESTIVAL T​INTA LOKA CENTER NORTE

Dois dias de encontro, reunindo 50 artistas para a pintura de um grande mural próximo ao Shopping Center Norte, através de inscrição e seleção junto a um time de jurados.

Proponentes: Tamires Santana e Bonga Mac

Ano de Realização: 2019

Áreas de atuação: graffiti; zona norte

Parcerias: Center Norte (Patrocínio) e Marcelo Romoff (Produção Executiva) 

Local: São Paulo/SP

LIVRO T​INTA LOKA STREET BOOK DE BONGA MAC & TAMIRES SANTANA

Em edição de luxo, os escritores Bonga Mac, também artista urbano e Tamires Santana, também jornalista e design gráfico, reuniram no livro Tinta Loka - Street Book, 55 intervenções de artistas e inova ao tratar sobre 15 iniciativas coletivas que se utilizam da linguagem do graffiti em suas ações no estado de São Paulo.

 

Com uma proposta bilíngue (português e inglês), Tinta Loka, pode ser considerado um dos maiores mapeamentos de graffiti do estado de São Paulo. 

Autores: Tamires Santana e Bonga Mac

Ano de Realização: 2017

Áreas de atuação: literatura; arte

Parcerias: Fundação Stickel (Patrocínio) e LiteraRUA (Editora) 

Local: São Paulo/SP

Pontos de vendas: Livraria Cultura, Martins Fontes, Amazon, Cia. do Livro, Mercado Livre, LiteraRUA.

MURAIS DE ARTE URBANA CAIEIRAS

Murais de Arte Urbana de Caieiras é um projeto realizado em parceria com a Prefeitura do Município de Caieiras que tem como curadores o artista urbano Bonga Mac e a jornalista Tamires Santana. A proposta consiste na realização de encontros de graffiti e ações de intervenção de arte urbana pela cidade.

 

Produção: Tamires Santana e Bonga Mac

Ano de Realização: 2017 - 2019

Áreas de atuação: arte; graffiti; pintura urbana

Parcerias: Prefeitura Municipal de Caieiras 

Local: Caieiras/SP

PAPO CERRADO​: NEGÓCIOS CRIATIVOS NO CONTEXTO DA ARTE URBANA

O projeto consiste na apresentação da trajetória de vida do artista visual e arte educador Bonga Mac e pautou as possibilidades de negócios criativos dentro da linguagem do graffiti, que entre eles estão a produção de livros e a relação com marcas de roupas e calçados. A proposta foi realizada  no Papo Cerrado realizado pelo Sesc nos dias 14 e 15/05/16 no SESC Arsenal em Cuiabá (MT).

 

Proponentes: Tamires Santana e Bonga Mac

Ano de Realização: 2016

Áreas de atuação: arte educação e workshop sobre arte urbana

Parcerias: SESC Arsenal 

Local: Cuiabá/MT

CIRCUITO SPRAY

O projeto apresentado como contrapartida da publicação de Livro Tinta Loka Street Book, de autoria de Tamires Santana e Bonga, trata-se de uma sequência de oficinas de graffiti que aborda sobre a linguagem da arte urbana em conteúdos teóricos e práticos, realizadas em parceria com a Fundação Stickel. Ministradas por Bonga Mac, a ação deu início em julho de 2015 e já passou por cidades como Caieiras (SP), Francisco Morato (SP) e São Paulo (SP), no CEU Perus e CEU PAZ, na Brasilândia.

Proponestes: Tamires Santana e Bonga Mac

Ano de Realização: 2015 e 2016

Áreas de atuação: arte educação, curso sobre arte urbana

Locais: Caieiras (SP), Francisco Morato (SP) e São Paulo (SP)

CONCEPÇÃO ARTÍSTICA PARA CÉU DAS ARTES​

O CEU das Artes do Jardim Vista Alegre, em Jundiaí (SP) ganhou uma pintura de muralismo feita pelos artistas Bonga, Mirage e Sebá (Chile). A concepção artística foi realizada por Tamires Santana para a empresa Bonga Produções.

Realizador: Tamires Santana 

Ano de fundação: 2015

Áreas de atuação: muralismo, pintura, graffiti

Local: Jundiaí/SP

BONGA PRODUÇÕES​

Bonga Produções é uma produtora que realiza projetos voltados a cultura e arte urbana e o Hip Hop, utilizando-os como instrumento de educação e transformação sócio-cultural. A produtora desenvolve cursos, workshops, palestras e oficinas culturais. Também realiza pockets shows, live painting, exposições de obras autorais e trabalhos comercias sob encomenda.

Fundadores: Tamires Santana e Bonga Mac

Ano de fundação: 2013

Áreas de atuação: ensino de arte e cultura, realização de workshops, cursos, palestras e oficinas sobre Hip Hop e arte urbana, realização de obras de arte por encomenda e organização de eventos.

Sede: Caieiras/SP

QUEBRADA EM CORES

O projeto Quebrada em Cores, de autoria de Tamires Santana e o artista e arte educador Bonga foi realizado em parceria com a Fundação Stickel e Tendal da Lapa. Teve duração de um mês e, como resultado, montou uma exposição aberta ao público com os trabalhos dos participantes.

Proponentes: Tamires Santana e Bonga Mac

Ano de realização: 2014

Áreas de atuação: ensino de arte e cultura sobre arte urbana.

Parcerias: Fundação Stickel e Tendal da Lapa

Local de realização: São Paulo/SP

HIP HOP: VIOLENTAMENTE PACÍFICO

O projeto "HIP HOP Violentamente Pacífico" tem como proponentes Tamires Santana e o artista e o arte educador Bonga e teve como proposta a realização de uma palestra realizada a alunos do SENAC Lapa Scipião, onde foi tratado a cultura do Hip Hop. Em seguida, uma oficina de graffiti foi realizada no Tendal da Lapa, momento em que os alunos produziram um painel coletivo.

Proponentes: Tamires Santana e Bonga Mac

Ano de realização: 2014

Áreas de atuação: ensino de arte e cultura sobre arte urbana.

Parcerias: SENAC Lapa Scipião e Tendal da Lapa

Local de realização: São Paulo/SP

FAÇA PARTE DESTA CONSCIÊNCIA

A campanha “Faça parte desta Consciência” é uma iniciativa da jornalista Tamires Santana, em parceria com o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Francisco Morato (Lei 2.163/05). Tem por objetivo divulgar personalidades que fazem parte da história do município de Francisco Morato/SP. A chamada se propõe instigar a população a refletir sobre o seu papel enquanto cidadão na história do município, além de recorrer ao entendimento do afrodescendente enquanto protagonista nos processos sociais, educacionais, artísticos e políticos. A campanha foi publicada de dezembro/2013 a outubro/2015 na contracapa do informativo Oxê!.​

Proponente: Tamires Santana

Ano de realização: 2013

Áreas de atuação: registro, memória, comunicação, representatividade, arte e cultura.

Parcerias: Comunidade Negra de Fco. Morato e  Oxê!

Local de realização: Francisco Morato/SP

QUE ​RUFEM OS TAMBORES...O ESPETÁCULO CONTINUA

Que Rufem os Tambores...O Espetáculo Continua! trata-se de um documentário realizado como Trabalho de Conclusão do Curso de Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo (TCC) realizado em 2011, em parceria com Érica Grosso, Linei Lopes, Fernanda Souza e Zaqueu Fogaça. 
Propõe resgatar a magia do circo que, em meio a tantos meios de entretenimento, nem sempre é reconhecido como um elemento importante da cultura brasileira. 
Ensaios, apresentações e depoimentos foram realizados junto aos artistas do Circo Stankowich.

Proponente: Tamires Santana, Linei Lopes, Érica Grosso, Fernanda Santos e Zaqueu Fogaça

Ano de realização: 2011

Áreas de atuação: registro, memória, comunicação, arte circense, cultura popular e entretenimento.

Orientador: Helen Suzuki

Local de realização: São Paulo/SP

bottom of page