Selecionados os representantes do município para a 2° fase do Mapa Cultural Paulista 2013/2014
Fotos: John Verissimo

Quatorze jovem entre 14 e 20 anos, somando-se mais três trabalhando nos bastidores do palco montado no páteo da EMEF Ulisses da Silveira Guimarães no dia 08/06. Este foi o montante que garantiu a segunda fase do Mapa Cultural Paulista. “A Passagem de Gênesis” apresentada pelo Grupo Fatos abordou a passagem de “Gênesis” (texto bíblico) e estimula o público a lembrar de onde veio, qual o caminho assumido e qual será o seu fim. “É um encontro de almas durante a coreografia, é uma forma de entrar em sintonia com o seu interior, com suas lembranças profundas e obscuras. Levando uma comunicação espiritual com cada ser”, explica Paula Beatriz Soares, coreografa e também dançarina da performance. A Academia Dé Dance, As Marcinhas Crew, Academia PlayFit e Grupo Experimental também concorriam na mesma modalidade.

Em vídeo, o documentário “Ser Feliz?”, produzido também por Paula Beatriz Soares e Matheus Teobaldo, e que se baseou na vida de idosos que vivem em asilos, também segue para a próxima fase.
Além deles, no teatro o Grupo Animaloco, com o espetáculo Médico a força, saíram na frente; em artes visuais (artes plásticas), Samara Satiko, Paloma Bessa e Helena da Costa e em desenho de humor Juliano Miossi. Na música Instrumental Osnir Gonçalves e na literatura Marcos Santos Nascimento (poesia) e José Marques de Lima (crônica).
Criado em 1995, o Mapa Cultural Paulista promove o intercâmbio regional e o mapeamento de produtores de cultura e de suas atividades no Estado. Foram selecionados artistas de 13 regiões administrativas do Governo do Estado para participar de atividades culturais distribuídas em quatro fases. A próxima fase será de nível regional.