Projeto Hip Hop Ensina abre escola para a produção artística

A ação abrange todas as escolas da região, visando uma maior participação dos alunos e comunidade no espaço escolar
Apresentado pela Diretoria Regional de Ensino - responsável pelas escolas estaduais que abrangem Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras, Cajamar e Mairiporã – o projeto Hip Hop Ensina aproveita-se do potencial crítico que o movimento hip hop aborda e busca inserir, de uma melhor forma, a juventude e toda a comunidade para o espaço escolar.
O Programa Escola da Família, em parceria com a APE e Faculdade de Medicina, utilizam a música, a dança e a produção artística como instrumento pra tratar junto aos alunos temas como: álcool, drogas, tabaco, prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids e prevenção da violência e disseminação da cultura da paz.
Com o acompanhamento dos educadores universitários, o objetivo também visa impulsionar a participação da comunidade e, em meados de outubro, fomentar um festival nas escolas.
No primeiro encontro, realizado em 23 de maio de 2013, diretores e coordenadores das escolas estaduais da rede pública participaram de oficinas de graffiti, rimas, DJ e dança, para antes de passar o conhecimento aos alunos, vivenciar cada linguagem.
A educação ocupa a base da pirâmide de qualquer sociedade que tenha como estratégia o desenvolvimento social e econômico. Abordar assuntos de grande valor para o aprendiz, de maneira que facilite o seu entendimento e compreensão e abrir a escola para a produção artística, é mais do que valorizar o espaço escolar, é caminhar sentido a transformação de toda uma realidade educacional hoje crítica.
PUBLICADO EM ORIGINAL BONGA | 2013