Educação é tema base para 10° Congresso de Filosofia

Alunos, pesquisadores, professores e pensadores, várias gerações reunidas em uma escola pública estadual, localizada em cima do morro, em uma segunda-feira fria. Este é o cenário do primeiro dia do 10° Congresso de Filosofia, que acontece até o fim desta semana, das 18h às 23h.
Organizado pelo Núcleo de Estudos Avançados em Filosofia (NEAF), o Congresso discute a educação, guiando-se pelas reflexões proporcionadas pela Filosofia. Apesar de ser realizado na Escola Estadual Professor Rogério Levorin, a iniciativa ocorre anualmente, nos meses de julho e é organizada por um grupo independente que gosta de filosofia e estão empenhados na produção do pensar.
A palestra principal inicia-se às 18h, sendo que das 20h às 21h estabelece-se um intervalo no intuito de abrir espaço para os participantes dialogarem entre si, trocar ideias e se conhecer de forma informal. Após o intervalo, duas palestras serão dadas simultaneamente em espaços diferenciados por palestrantes, ex-alunos de diversas escolas estaduais, hoje universitários e envolvidos no NEAF, os quais também colaboraram na organização do encontro.
No primeiro dia, a palestra principal apoiou-se no tema "Projeto de vida e a expectativa do aluno em relação à vida escolar", dado pelo professor Marcos Godoy (Professor de Física; Mestrando em Ética EACH – USP); Renan Damasceno (pesquisador e aluno da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) aborda "Educação, maioridade e drogas - Uma observação sobre a luz da ciência" e Paulo César Lima, sob o tema "Platão e a Educação", foram as palestras apresentadas pós-intervalo.
Contra o senso comum e as estatísticas que rondam a periferia, a iniciativa vai de encontro a algo inesperado: em qualquer lugar é possível encontrar grupos que se mobilizam na construção de uma consciência e de uma participação democrática. O exercício do diálogo é o princípio para a cidadania.
Palestrantes e seus respectivos temas:
Marcos Godoy: "Projeto de vida e a expectativa do aluno em relação à vida escolar"
Paulo César Lima: "Platão e a Educação"
Renan Damasceno: "Educação, maioridade e drogas. Uma observação sobre a luz da ciência"
Larissa Estefani: "Nietzsche e a visão da educação"
José Alves: "Projeto de vida: para que ter um?"
Wellington Almeida Martins: "Sartre e Educação segundo a ótica do existencialismo"
Maurício Vaz de Oliveira: "Professor: modelo de projeto"
Eliton da Costa Rocha: "A escola é feita para Educar? Uma reflexão a partir de Adorno Bourdieu e Foucault"
Ronaldo Alves Braga: "Luz e Sombras - O vestibular como fator da construção da racionalidade nos jovens da contemporaneidade brasileira: reflexões sobre a formação da razão e a pedagogia do vestibular"
Leonardo Yonamine: "Sociedade Alternativa"
Denis Wilson: "Uma Sociedade que caminha para o abismo"
Juberlândia Custódio: "O papel da educação para a formação do ser humano e a contribuição da geografia"
Serviço
10° Congresso de Filosofia
Data: De 22 a 26 de julho
Horário: das 18h às 23h (com intervalo das 20h às 21h)
Local: Escola Estadual Professor Rogério Levorin - Rua Café Filho, n° 436 - Jardim Levorin - Francisco Morato
Organizadores: NEAF - Núcleo de Estudos Avançados em Filosofia
PUBLICADO EM COMUNIDADE NEGRA DE FRANCISCO MORATO | 2013