top of page

GABA: a marca de skate de Caieiras

Neuro receptor cerebral e skate, o que estes dois têm em comum?

Gamma Ácido Butirico Aminno é o nome científico de GABA, neuro receptor do cérebro que filtra pensamento e o stresse. Mas o que isto tem a ver com o skate? Raphael Carlos de Oliveira Souza, 26 anos, shaper (quem faz pranchas de skate) e empresário explica: “GABA tem tudo a ver com o skatista na hora em que ele está andando de skate e executando manobras”.


Instalada no bairro Jardim Esperança da cidade de Caieiras, GABA é uma marca de shapes. Raphael explica que a ideia em fazer shapes com identidade própria para ele e amigos usar teve início no ano de 2010. Com a aprovação e adesão da galera, juntamente com o Leonardo Lopes e Flavio Lopes, começaram a se empenharem no ramo e, com isso, a se profissionalizar. “A nossa ideia era que os praticantes usassem algo com qualidade e para isto precisávamos ter um processo cada vez melhor nos produtos”, conta.


O skate veio ao Brasil por volta dos anos 80, vindo a se aperfeiçoar como esporte e ainda hoje enfrenta estruturas deficientes e pouco investimento. Se firma como cultura urbana e, mesmo que a passos lentos, vem ganhando mais visibilidade e respeito. “GABA na minha vida é algo inexplicável. Luto pelo skate e é um esporte que contagia. Tivemos vários desafios e obstáculo enfrentados durante este tempo e é muito difícil começar do zero. Com a nossa força, para ver acontecer algo que gostamos há muito tempo, hoje estamos muito felizes em ver o skate crescendo em Caieiras e região”.


Serviço


Gaba Skate Shop

Endereço: Rua Minas Gerais, 61, Jardim Esperança, Caieiras, SP




PUBLICADO EM COMUNIDADE NEGRA DE FRANCISCO MORATO | 2012

Destaque
Leia também
Tamires Santana

Tamires Santana é um ser vivo, dotado de inteligência e conhecimento (até que se prove o contrário). É pai, mãe e espírito - nem um pouco santo. Estuda, trabalha, busca, anda — principalmente de trem e bicicleta. Chegou a conclusão de que quanto mais se busca, menos se sabe. Gosta de falar sobre arte, cultura, cultura popular, política, economia solidária, design, religião, índio, folclore brasileiro, samba, carnaval, literatura infantil, ciência, criança,
desenho animado, cinema, plantas, minhocas, compostagem e um montão de outras coisa. É adepta da
filosofia de vida "é pra frente que se anda".

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page