Livro de graffiti faz mapeamento da diversidade de estilos no estado de São Paulo


No recém-lançado Tinta Loka Street Book, autores mostra o potencial de artistas e iniciativas coletivas


Em edição de luxo, os escritores Bonga Mac, também artista urbano e Tamires Santana, também jornalista e design gráfico, reuniram no livro Tinta Loka - Street Book, 55 intervenções de artistas e inova ao tratar sobre 15 iniciativas coletivas que se utilizam da linguagem do graffiti em suas ações no estado de São Paulo.


Com uma proposta bilíngue (português e inglês), Tinta Loka, pode ser considerado um dos maiores mapeamentos de graffiti do estado de São Paulo. Em sua catalogação abrange cidades como Jundiaí, Campinas, Sorocaba, Osasco, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Rio Claro, Jacareí, Itapetininga, Indaiatuba, São José do Rio Preto, Taubaté, Limeira, Hortolândia, Itú, Guarujá, Bauru, Francisco Morato e periferias e regiões centrais de São Paulo.


Além das obras retratadas, é possível encontrar pioneiros da cultura hip hop e do graffiti mundial. O livro é prefaciado pelo artista Binho, produtor da Bienal Internacional Graffiti Fine Art. Recebe como introdução texto de Fab Five Freddy, lendário apresentador nova iorquino do Yo! Raps na MTV americana e co-produtor do clássico filme Wild Style, o qual faz um retrato histórico sobre o surgimento da cultura hip hop. Tem participação do artista Does na contracapa e é comentado pelo artista francês Kongo Mac, o qual compartilha com o leitor o seu olhar sobre o graffiti do Brasil.


O livro é distribuído pela editora Literarua e foi patrocinado pela Fundação Stickel, através do “Projeto Contrapartida”, o qual foi realizado o projeto Circuito Spray. Criado pelos autores Tamires Santana e Bonga Mac, a ação social e educacional consistiu na realização de oficinas de graffiti, a qual, ao longo de um ano e meio, alcançou mais de 200 pessoas, entre jovens e crianças nos municípios de Caieiras, Francisco Morato e os bairros de Perus e Brasilândia na cidade de São Paulo.


A publicação, de capa dura, impressa em dourado e ilustrada pelo artista urbano Fhero, possui 208 páginas que tratam o graffiti com qualidade e como o grande protagonista da cultura urbana.


Característica do livro

Livro: Tinta Loka - Street Book

Autores: Bonga Mac & Tamires Santana

Apresentações: Binho, Fab Five Freddy

Editora: LiteraRUA

Categoria: Hip-Hop / Street Art / Graffiti

Páginas: 208

Dimensões: 22X20 cm.

Ano: 2017

Preço de Capa: R$ 97,50

Contato

Fan page do livro: https://www.facebook.com/LivroTintaLoka/

Destaque
Leia também
Tamires Santana

Tamires Santana é um ser vivo, dotado de inteligência e conhecimento (até que se prove o contrário). É pai, mãe e espírito - nem um pouco santo. Estuda, trabalha, busca, anda — principalmente de trem e bicicleta. Chegou a conclusão de que quanto mais se busca, menos se sabe. Gosta de falar sobre arte, cultura, cultura popular, política, economia solidária, design, religião, índio, folclore brasileiro, samba, carnaval, literatura infantil, ciência, criança,
desenho animado, cinema, plantas, minhocas, compostagem e um montão de outras coisa. É adepta da
filosofia de vida "é pra frente que se anda".

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square