Casa onde tem Oxumarê

Casa onde tem Oxumarê, Jiboia é folha sagrada. Que venham as forças, o conhecimento e as renovações da vida. Aroboboi Oxumarê! Diz a lenda que a Jibóia Branca, que se transformava em mulher, guardava o segredo do conhecimento, mistério e ciência da floresta encantada. Um guerreiro procurando por caça acabou encontrando-a e por ela se apaixonou. Tiveram três filhos, acesso ao conhecimento e aprendizados no mundo espiritual.
Certo dia, em um ritual com as forças do cipó, da ayahuasca, energia da terra, da água e da floresta, o guerreiro viu a Jiboia Branca engolir um guerreiro.
Assustado, voltou para sua comunidade onde estavam sua primeira mulher e filhos. Passado um tempo,o guerreiro retornou para o mesmo lugar que havia encontrado com a Jiboia Branca. Encontrou seus três filhos e a Jiboia Branca que o engoliu pela metade. Desesperado, o guerreiro gritou por ajuda e foi atendido pela comunidade Huni Kuin. Os guerreiros mataram a Jiboia e o tiraram vivo de sua boca. Estando todo quebrado, pediu para ser enterrado junto com a Jiboia em sua comunidade.
Três meses depois, a Jiboia se transformou em folha, kawa, a Rainha da Floresta. Os índios mais velhos pediram licença e com o cipó fizeram oração e cerimônia. Tiveram miração e, desde então, receberam a missão de captar desta planta todos os cantos Huni Meká, os mantras do cipó, e todas as sabedorias da natureza, a ciência, o mistério e os conhecimentos da guardiã da Jibóia. Lenda adaptadíssima para caber aqui .
• Fonte: site Radio Yande
_________________________________
Tamires Santana é jornalista, artista multimídia e sacerdotisa de Umbanda